Clube Escape Livre vai levar “neve” da Serra para Lisboa em agosto

O Clube Escape Livre, da Guarda, em agosto, vai recuar aos tempos em que os reis podiam degustar gelados e bebidas frescas em Lisboa, graças à neve (gelo), transportado desta região.

Com o nome genérico “Dar neve a Lisboa”, a ideia partiu do cientista Carvalho Rodrigues, e esteve prevista para 8 de agosto do ano passado. Não se realizou devido à pandemia.


“Foi um grande desafio que o professor Carvalho Rodrigues nos lançou. O ano passado, com a pandemia, não foi possível concretizá-lo. Está de novo na nossa agenda”, disse à agência Lusa o presidente do Clube Escale Livre.

Os promotores do evento “Dar neve a Lisboa” pretendem recriar o que acontecia em 1700, em que havia transporte de neve da Serra da Estrela até ao Cais das Colunas, em Lisboa.

A intenção é recolher a neve no local e “transportá-la nos veículos 4×4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, onde é desembarcada”

Segundo o cientista explica Carvalho Rodrigues, a tradição começou em 1614, quando, todos os anos, diariamente, entre o primeiro dia de maio e o último de setembro, tinham de ser transportados para Lisboa “entre 450 a 600 quilos de neve” por dia, para sua majestade tomar neve”, que era “derreter a neve e beber a água fresca, porque não havia máquinas de gelo”.