CMC sensibiliza crianças para a importância das árvores e dos livros

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se celebra no dia 21, e o Dia Internacional do Livro Infantil, a 2 de abril, a Biblioteca Municipal e o Projeto Eu Sou + vão levar a cabo um conjunto de iniciativas comemorativas, com o objetivo de sensibilizar as crianças covilhanenses para a importância das árvores e dos livros.

No contexto do Dia Mundial da Árvore “realiza-se uma ação coletiva de plantação de árvores nos recintos escolares ou em espaços públicos das freguesias/união de freguesias” em que se localizam as escolas, “por parte dos alunos e com o acompanhamento dos responsáveis pedagógicos”, refere a Câmara Municipal da Covilhã (CMC), em nota de imprensa.


Entre os dias 19 (sexta-feira) e 22 (segunda-feira), a autarquia vai entregar pequenos carvalhos (1 árvore por grupo/turma), diretamente nos estabelecimentos escolares do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

A plantação das árvores vai permitir “envolver as crianças numa atividade prática que constitui um contributo para a melhoria da sustentabilidade do planeta e cujo desenvolvimento podem acompanhar e cuidar, ao longo do percurso escolar”.

O Município da Covilhã preparou também um desafio para os alunos dos vários ciclos de ensino e respetivas famílias e na semana de 22 a 26 de março vão poder participar “na dinâmica virtual de descoberta das árvores que nos rodeiam”.

“Concretamente, em cada dia dessa semana serão divulgadas, a partir da página de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã, imagens de exemplares de árvores, acompanhadas de uma breve descrição, para testar ou elevar os conhecimentos sobre as árvores que compõem a nossa floresta”, explica a autarquia no documento.

Por outro lado, nessa semana, de forma a assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, a CMC vai “envolver as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico numa sessão especial da Hora do Conto “O País da Árvontade”, de Lourdes Custódio, dinamizada pela Biblioteca Municipal, via plataforma zoom”.

“Trata-se de um avental de histórias que conta a aventura de Pedro, que acorda num país diferente, Árvontade”.

Todos os que estiveram interessados em participar nesta iniciativa deverão propor data e horário através do seguinte email: biblioteca@cm-covilha.pt.