Docente da UBI integra grupo de cientistas comportamentais que aconselha o Governo

O docente de Liderança e Gestão em Saúde na Faculdade de Ciência da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), Duarte Sequeira, é um dos elementos escolhidos para a mais recente “task force” de cientistas comportamentais criada pelo Governo, dedicada à área da saúde, mais especificamente à Covid-19.

De acordo a UBI, Duarte Sequeira, “integra a “task force” na qualidade de elemento dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Nesta estrutura nacional, tem estado envolvido em tarefas relacionadas com o combate à pandemia de COVID-19”.


O grupo escolhido irá “produzir estudos que ajudem o Governo a passar uma mensagem às populações sobre os comportamentos individuais e coletivos recomendados, em cada momento e situação social, para lidar de forma eficaz com a pandemia”, vinca a UBI.

Os cientistas vão também estudar os fatores individuais, sociais e ambientais que facilitam ou inibem o contágio da doença e consequente explicação e previsão de alterações ao comportamento e expetativas de adesão futuras.

O grupo é liderado por Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa) e integra ainda António Silva (Instituto Superior de Economia e Gestão), Cristina Godinho (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), Marta Moreira Marques (Trinity Centre for Practice and Healthcare Innovation), Miguel Arriaga (Direção-Geral da Saúde), Osvaldo Santos (Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa) e Rui Gaspar (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica).