ENERAREA desenvolve “importante ferramenta de gestão de biomassa florestal”

A ENERAREA, Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, desenvolveu um sistema de informação geográfica que visa a identificação e gestão da biomassa florestal na Beira Interior, de modo a reduzir o risco de incêndios no território.

Em nota de imprensa, esta agência que tem sede em Belmonte, explica que o projeto pretende promover a gestão florestal conjunta para reduzir o risco de incêndio florestal no território, sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A.


Trata-se de uma ferramenta SIG “em “open source” e multiplataforma que permite, visualizar e analisar informação geoespacial sob a forma de uma base de dados especializada, relacionando várias premissas operacionais e territoriais”. Desta forma será possível “gerar uma análise da biomassa disponível criando uma oportunidade acrescida de avaliar os efeitos de gestão da biomassa florestal residual”.

O diretor geral da ENERAREA, Carlos Santos, considera “que a ‘’gefrecon_SIG’’ é uma importante ferramenta de gestão da biomassa disponível, considerando a escala geográfica territorial abrangida, permitindo estudar os cenários do ponto de vista económico e ambiental”.

O projeto GEFRECON – GEstión FoREstal CONjunta é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e “aborda uma temática de grande preocupação no território transfronteiriço como é a gestão de riscos relacionados com o clima, e mais concretamente, a redução do risco de incendio florestal, através da mobilização de recursos e promoção para que se alcance a gestão de territórios florestais”.

A ferramenta SIG identifica a biomassa florestal residual disponível no território, e a sua valorização será fundamental na prossecução de um dos objetivos principais do projeto GEFRECON, a diminuição do risco de incendio, associado à criação de valor para o que muitas vezes é caracterizado de desperdício.