Governo tem 30 ME para a paisagem florestal. Serra da Estrela está contemplada

O Governo aprovou uma resolução para os projetos de restauro e valorização de habitats naturais, com prevenção estrutural contra incêndios, em cinco parques, nomeadamente no Parque Natural da Serra da Estrela.

O pacote de medidas foi aprovado no Conselho de Ministros, no âmbito da política de valorização da paisagem florestal e implicam um investimento de cerca de 30 milhões de euros, anunciou o ministro do Ambiente.


Segundo explica o comunicado, o Governo aprovou uma resolução para os projetos de restauro e valorização de habitats naturais, com prevenção estrutural contra incêndios, em cinco parques, nomeadamente os Parques Naturais do Litoral Norte, do Alvão, da Serra da Estrela, de Sintra-Cascais e do Vale do Guadiana.

No final do Conselho de Ministros (CM) dedicado às florestas, que decorreu em Monsanto, em Lisboa, João Matos Fernandes destacou que a maior fatia, de mais de 20 milhões de euros, será destinada a investimentos nas matas públicas e nos perímetros florestais.

Estes projetos terão “enfoque na conservação ativa de áreas protegidas, associando o investimento direcionado ao restauro e valorização de habitats naturais com a prevenção estrutural contra incêndios, garantindo também a dotação dos meios e equipamentos necessários para esse efeito”, é acrescentado no comunicado.