UBI: Abel Gomes e Mário Raposo avançam para a reitoria

Abel Gomes e Mário Raposo são candidatos a reitor da UBI. O prazo estipulado no edital emanado pelo Conselho Geral da instituição terminou na segunda-feira e, dos 3 que inicialmente mostraram intenção de avançar para a reitoria, onde estava também Ana Paula Duarte, apenas estes apresentaram candidatura.

Abel Gomes, docente do departamento de Informática e Investigador do Instituto de Telecomunicações da UBI, liderou a candidatura ao Conselho Geral “a nossa UBI 2030”, com o lema “Para liderar a mudança” e foi a lista mais votada, elegendo 6 conselheiros.


O docente apresenta um “plano estratégico para a década 20/30 com intuito de caminhar a passos largos da atual Universidade 4.0 para a Universidade 5.0” e com a ambição de criar uma “cultura dinâmica e inovadora” que se “baseie na organização, no respeito e na competitividade positiva, de raiz humanista e integradora”.

Mário Raposo é docente do departamento de Ciências Sociais e Humanas, investigador do Centro de Pesquisa de Ciências Empresariais e nos últimos anos exerceu funções como vice-reitor. Para o Conselho Geral liderou o projeto “Servir (+) UBI” e foi o segundo mais votado, elegendo 5 conselheiros.

Na sua candidatura mostrou satisfação com as realizações do passado e afirmou que “evoluir é o nosso compromisso”. Este “consubstancia-se em seis pilares orientadores da ação futura da UBI”, elencando “Sustentabilidade (+); Empreender (+); Reforçar (+); Valorizar (+); Inovar (+) e Requalificar (+)” como prioridades.

A lista liderada por Ana Paula Duarte ao Conselho Geral da UBI elegeu 4 conselheiros e a docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI decidiu não apresentar candidatura a reitora.

O Conselho Geral da UBI reúne na sexta-feira para analisar as candidaturas apresentadas e definir os trâmites a seguir no processo eleitoral que deverá estar concluído antes do final de abril.