Tradições da Quaresma unem cinco concelhos da Beira Interior

A Quadragésima, iniciativa promovida pelos Municípios de Covilhã, Belmonte, Fundão, Guarda e Sabugal, para “promoção das manifestações da cultura ligadas ao período da Quaresma” este ano, devido à pandemia, será feita de recordações de edições passadas.

Serão assim recuperadas, para o meio digital, através de um site e redes sociais próprias, alguns dos momentos mais marcantes das edições anteriores.


Via Sacra, Procissão dos Passos, encomendação das almas, canto dos martírios, alvíssaras, procissão dos Penitentes, procissão do Senhor da Cana Verde – Ermidas ou procissão do Enterro do Senhor são algumas das manifestações religiosas mais conhecidas associadas à Quaresma, que representa, no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos das manifestações tradições da região Beirã.

Quadragésima propõe também um roteiro pelos locais mais emblemáticos desta região, ao traçar um mapa de locais de culto, num percurso que contempla também outros atrativos e pontos de interesse.

A Quadragésima é um projeto cultural que pretende construir e comunicar a identidade de um território. Teve início no Fundão, alargando-se aos concelhos de Belmonte, Covilhã, Guarda e Sabugal.

Pode acompanhar as iniciativas na página de Facebook e canal de Youtube da Quadragésima.