Beira Interior avança no desconfinamento que foi antecipado para sábado.

Todos os municípios da Beira Interior, à semelhança de um total 270 municípios no país, avançam para a quarta fase de desconfinamento que foi antecipada para sábado, dia 1 de maio, anunciou hoje António Costa.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o Primeiro-ministro anunciou que 8 concelhos não acompanham esta maioria, sendo que se mantêm em confinamento, devido ao maior risco de transmissão de Covid-19 já que têm taxa de incidência superior a 120, Miranda do Douro, Paredes, Valongo, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão e Odemira


O governante anunciou também que as medidas previstas para segunda-feira são antecipadas para sábado e já este fim de semana acabam as restrições de horários em restaurantes, cafés e pastelarias e a lotação também tem alterações. Os restaurantes passam a poder ter dez pessoas à volta de uma mesma mesa nas esplanadas, ou seis pessoas por mesa no interior.

A atividade desportiva também fica “desconfinada” na totalidade, e os ginásios podem voltar às aulas em grupo. Os grandes eventos exteriores vão poder acontecer sem terem a sua lotação reduzida, como tem acontecido até aqui. No entanto, essa regra mantém-se para tudo o que são eventos dentro de portas. A lotação autorizada dos eventos privados, como casamentos e batizados, também vai aumentar: os recintos passam a poder ter 50% da lotação, em vez dos atuais 25%. Lojas e centros comerciais ficarão abertos até às 21h à semana e 19h no fim-de-semana.

Entre as medidas destaque também para a abertura das fronteiras com Espanha.

Confira os mapas referentes à pandemia na Beira Interior AQUI