Covid-19: O que abre amanhã

Os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir amanhã, dia 5, com grupos limitados a quatro pessoas, mas o primeiro-ministro recomendou que se mantenham “todas as cautelas”.

“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.


Na segunda-feira, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde, poderem fazer atendimento presencial.

Nesta segunda fase de desconfinamento reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo.

Os alunos do 2.º e 3.º ciclo retomam na segunda-feira as aulas presenciais. São também retomadas as Atividades de Tempos Livres dirigidas a esses estudantes, que se juntam assim às crianças das creches e do 1.º ciclo que foram os primeiros a regressar às suas escolas, em 15 de março.

Nesta segunda-feira regressa também a atividade nos centros de dia e equipamentos sociais na área da deficiência. São também reabertos museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.

Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), também serão retomadas bem como a prática de modalidades desportivas de baixo risco. Será também permitida a atividade física ao ar livre até 4 pessoas.