Alunos da UBI promovem webinar focado no empreendedorismo

Os estudantes do segundo ano do mestrado de Empreendedorismo e Criação de Empresas da Universidade da Beira Interior apresentaram no passado sábado dia 24 de abril, através da plataforma digital Youtube, o webinar “Como conseguiste? Empreendedores sem Barreiras”, inserido na unidade curricular “Desafios Empresariais”.

O evento teve como objetivo principal abordar a temática das barreiras e dificuldades do empreendedorismo através de apresentações por parte de vários empreendedores, como João Correia. Começou por ser o biólogo marinho responsável pela manutenção do tanque principal do Oceanário de Lisboa, com um interesse em particular nos tubarões. Nesse posto, descobriu que a sua paixão não se confinava apenas aos tubarões, mas também à gestão logística do tanque. Foi essa nova paixão o que o levou a formar a Flying Sharks em 2006, uma empresa de transporte de animais marinhos para aquários e oceanários espalhados por todo o Mundo.


Ao todo, falaram oito empreendedores de várias áreas, desde donos de museus ao dono de uma empresa que vende etiquetas para colocar em produtos comercias. Mas as mensagens transmitidas pouco diferem entre eles: todos tiveram um início menos que perfeito, nunca desistiram, nunca se prenderam, sempre procuraram algo melhor e, no caso de João Correia, nunca teve medo de “melgar” as pessoas.

Para além de abordar essas temáticas, o evento também teve como objetivo promover o espírito empreendedor entre os estudantes e despertar a criatividade e o trabalho de equipa, pois por detrás destes empreendedores estão equipas de pessoas trabalhadoras, criativas e inovadoras que fazem as empresas funcionar.

-Tomás Quaresma