“Atlas Visual da Covilhã” mobiliza a participação dos covilhanenses

Para a sua candidatura a cidade criativa da UNESCO, a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) criou um arquivo de imagens caracterizadoras da cidade e da região. O seu nome é “Atlas Visual da Covilhã” e os covilhanenses ocuparão o papel principal.

Criado no contexto da candidatura da Cidade Neve à UNESCO para cidade criativa em Design (C3D UNESCO), o projeto “Atlas Visual” é um arquivo de imagens que pretende recolher, “ilustrar e comprovar visualmente a diversidade de modos e setores de atividade em que a criatividade se manifesta na Covilhã, tanto no passado remoto como no presente” conforme afirmam os mobilizadores da iniciativa em nota de imprensa.


O objetivo do “Atlas Visual” é precisamente promover a posição da candidatura da cidade à UNESCO. “O Atlas Visual da Covilhã Criativa é uma iniciativa da candidatura da Covilhã a cidade criativa da UNESCO na área do design e estamos a desenvolver várias estratégias para envolver a comunidade” refere Francisco Paiva, Diretor Executivo da Candidatura, em declarações ao jornal Urbi et Orbi. Menciona ainda ao jornal que o arquivo de imagens é uma estratégia de comunicação que visa a integração da comunidade local no processo de candidatura.

O contributo dos covilhanenses através de fotografias, desenhos ou gravuras da Covilhã e da região, em suporte digital, permitirão a criação deste arquivo. Para contribuir para esta estratégia de integração dos locais, as imagens devem ser enviadas para o e-mail geral@covilhacriativa.com, onde o conteúdo enviado deverá estar acompanhado de informações como autor, título, data, suporte, proveniência, dimensões, local ou pessoas representadas e outros e se possível dos direitos de autor dessa imagem.

-Tiago Góis