Mário Raposo eleito reitor da UBI

Mário Lino Barata Raposo foi eleito esta quarta-feira, dia 14 de abril, para o cargo de reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), num processo eleitoral que decorreu ao longo de todo o dia. O docente e investigador obteve 15 votos, tendo sido o mais votado pelos membros do Conselho Geral.

A esta eleição apresentaram-se ainda Abel Gomes, que alcançou 13 votos, e Paulo Moniz, que não obteve votos.


O docente do Departamento de Gestão e Economia vai dirigir a academia até 2025. O sucessor de António Fidalgo, atual reitor, será o quinto reitor da UBI, cuja tomada de posse deverá ocorrer nos próximos meses.

É Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da UBI (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e investigador do NECE – Research Center in Business Sciences. Desenvolveu toda a carreira académica e profissional na UBI (e no instituto que a antecedeu), onde começou a lecionar como assistente estagiário, em 1983. Chegar a reitor “é o corolário da ligação de 38 anos à instituição” e de todo o percurso natural que fez na universidade, disse durante a audição.

Foi diretor de vários cursos e departamentos, impulsionador de unidades de investigação e de empreendedorismo no seio da Academia. Tem como compromisso trabalhar para uma universidade mais empreendedora e mais inovadora, “a UBI é e tem de ser um ator fundamental da sociedade do futuro”, sublinha. Mário Raposo vincou também que a UBI não pode perder o seu pendor de “cooperação” com a região.

-Fátima Santos