Relações interpessoais em tempos de pandemia: AEROUBI promove Campeonato de ESports

Promover um ambiente de interações sociais mesmo à distância. Este foi o principal objetivo do Campeonato de ESports promovido pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (AEROUBI) na última semana. O evento, organizado pela secção de Relações Públicas do Núcleo, teve transmissão ao vivo na plataforma Twitch e contou com três modalidades: Fifa 20 CS GO e League of Legends.

            De acordo com Francisco Dias, um dos organizadores do evento e coordenador da secção de Relações Públicas do AEROUBI, a ideia de promover o campeonato surgiu porque as atividades sociais do Núcleo acabaram por ficar muito reduzidas em decorrência da pandemia. “Normalmente, a nossa atuação era fazer festas, jantares e isso seria impossível nessa altura. Então, tentamos proporcionar algum tipo de atividade de interação social mesmo durante a pandemia”, explicou.


            Já o vogal da secção de Relações Públicas do Núcleo e também organizador do evento, Guilherme Quaresma, realça, que o principal objetivo do evento foi justamente o de proporcionar as relações interpessoais que costumavam existir antes, mas agora de maneira online. “Foi a maneira que nós encontramos de fazer algo legal para os alunos”, afirmou.

Apesar do balanço positivo, o evento teve vários desafios. De acordo com o coordenador de Relações Públicas da UBI, o principal desafio foi justamente a transmissão ao vivo, “Nunca tínhamos feito nada desse tipo, então tivemos que correr um pouco atrás e foi complicado”, explicou Francisco. Além disso, houve um problema com os servidores, o que fez com que o torneio de CS GO precisasse ser adiado para data ainda a ser definida pela organização.

Mesmo com os imprevistos, os organizadores destacam que o alcance do campeonato foi além do esperado, considerando que foi a primeira edição realizada. Foram sete equipas de Fifa, dez de CS GO e cinco de League of Legends, contabilizando assim, 22 equipas no total.  “Em termos de aderência, tivemos um balanço positivo. O torneio era aberto a toda a gente com idade superior a 15 anos e residente em Portugal, não apenas aos alunos da UBI”, conta Guilherme Quaresma.

João Saraiva, foi um dos participantes do torneio, que não faz parte do corpo discente da UBI. O jovem, membro da equipa “Isto é só o início”, campeã da modalidade de League of Legends, conta que a motivação para participar do campeonato se deu por um convite da organização e teve como um dos objetivos a ampliação da rede de contatos. “Foi-nos proposto jogar no torneio por parte de um amigo nosso que é organizador e como já estamos em um nível competitivo de jogo, achamos interessante”, explica João, que joga League of Legends há cerca de sete anos. “Este tipo de eventos tem muita importância para nós, pois já que não podemos ter nenhum contato muito pessoal, é uma forma diferente de estarmos juntos e de ocuparmos o nosso tempo”, conclui.

O campeonato de eSports, organizado pelo AEROUBI, decorreu entre os dias 29 de março e 2 de abril, numa medida de combater a falta de interações que a pandemia veio trazer a esta nova realidade .