“Split” – 24 personalidades numa só mente

Cultura do mês – Filme

O filme “Split” é um thriller psicológico que teve a sua estreia em 2017. Uma obra do realizador M. Night Shyamalan.


O realizador do sucesso “The Sixth Sense”, produziu mais alguns filmes que lhe foram dando fama, mas depois de alguns outros “falhados”, “Split” pretendia trazer de volta o sucesso do cineasta.

“Split” conta a história de Kevin (James McAvoy) que sofre de uma doença mental, transtorno de múltiplas personalidades, tendo assim 23 personalidades diferentes dentro da sua mente, desde femininas e masculinas a adultos e crianças. Esta personagem rapta três jovens num parque de estacionamento, que passarão a lutar para fugir enquanto Kevin cria a 24º personalidade, “The Beast”.

A história é contada através de três perspetivas diferentes. A que se passa no bunker, onde as três jovens estão fechadas, e onde ao longo do filme é revelado a forma como elas enfrentam e conhecem as diferentes personalidades de Kevin e como vão tentando arranjar maneiras de fugirem. Existe também momentos com flashbacks sobre a vida de Casey (Anya Taylor-Joy) e os seus traumas. A última perspetiva é das consultas de Kevin com a psicoteurapeuta Dr. Fletcher (Betty Buckley), que visita com a personalidade Barry. A psicoterapeuta pretende mostrar ao mundo científico esta doença mental e de que forma os pacientes têm a capacidade de usar totalmente o cerébro.

É preciso falar sobre a atuação de James McAvoy. A sua interpretação foi incrível e muito bem construída. É, sem dúvida, o ponto mais cativante do filme. Ainda que a personagem tenha 24 personalidades, apenas cinco são demonstradas.

Kevin partilha a mente com Barry, um designer de moda, que escolhe que personalidades vêm à “luz” e que tem as consultas com a psicoteurapeuta. Com Hedwig, uma criança de nove anos, “controlada” por outras duas personalidades. Dennis que sofre de perturbação obsessivo-compulsiva e com Patricia, uma senhora britânica. Estas são as personalidades já existentes, mas, ao longo do filme. dá-se o nascimento da 24º personalidade, chamada de “The Beast” e que tem características sobrenaturais.

Estas trocas de personalidades são tão extraordinárias, que é percetível, pelos mais atentos, através de uma simples mudança de postura ou das feições faciais, como o olhar ou o sorriso. Para os mais distraídos, a mudança de roupa e a forma de falar marcam, definitivamente, a troca de “pessoa”.

Ainda que a personagem de Kevin seja a mais cativante de todo o filme, a personagem feminina Casey, desempenha também uma excelente exibição. Uma jovem com um passado sombrio e complexo, que vamos conhecendo através dos flashbacks e que precisa de ultrapassar o seu trauma para enfrentar “The Beast” e conseguir fugir.

Este filme merece, sem dúvida, uma referência a nível de cinematografia. Os movimentos de câmara são excelentes e os ângulos extraordinários, e juntos criam ainda mais tensão nos momentos necessários. Falando de cinematografia, é necessário referir aquele close-up, no fim do filme, que demonstra extraordinariamentente a 24º personalidade, exibindo a sua forma fria e o seu aspeto animalesco, que é visto como um elemento sobrenatural e característico de “The Beast”.

Mesmo sendo um bom thriller, no fundo não deixa de ser parecido com uma história de sequestro como muitos outros filmes. Aqui, a única grande diferença é mesmo a da personagem principal se debater com o transtorno de múltiplas personalidades. 

Ainda que a temática do filme acabe por ir de encontro às histórias comuns de rapto, o facto desta longa-metragem ter sido contada através de várias perspetivas, e não apenas centrada numa, tornou a história mais interessante. As consultas com a psicoterapeuta vão dando a conhecer as personalidades de Kevin, ajudando-nos a perceber melhor a forma como ele pensa e age. Também o facto de colocar os flashbackssobre a vida de Casey, torna a história mais complexa, obrigando a uma interpretação dessas analepses em relação à história principal. 

No fim do filme, surge David Dunn, uma personagem de um filme anterior do realizador, chamado “Unbreakable”. O aparecimento desta personagem dá a abertura para a sequela de “Split”“Glass” (2019), que faz então a ligação entre a personagem Kevin de “Split” e David de “Unbreakable”.  

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=vslbpge5r7M

-Inês Moreira