The Xico’s, uma homenagem em crescimento

Com a ideia de dar à Cidade Neve um serviço local ainda inexistente, os The Xico’s juntaram-se. Com as suas características mochilas às costas, dão à população da Covilhã e arredores, a possibilidade de fazer chegar até si os serviços de que precisam. Em tempos de pandemia, onde tudo foi uma constante readaptação, esta empresa passou de ser “um luxo” para uma necessidade. Com a ideia de expandir este serviço por todo o território nacional, esta equipa trabalha com empenho e dedicação mantendo o foco e a ambição característica deles.

André Mendes, com 25 anos de idade, é o fundanense por detrás deste projeto. André é um ex-aluno da Universidade da Beira Interior (UBI) na área de Design Industrial e o seu empenho e carinho por este projeto levou-o a que se dedicasse a full-time. Para perceber o impacto da pandemia e conhecer melhor este projeto covilhanense que entra frequentemente nas nossas casas, o +Academia esteve à conversa com o cofundador.


+Academia : Como surgiu a ideia deste projeto?
André : A ideia do The Xico’s surgiu da necessidade de fornecer à cidade um serviço que ainda não existia, na altura apenas existiam as entregas de pizza. O The Xico’s queria colmatar esse “problema” existencial na cidade da Covilhã.
Inicialmente a ideia, minha e do João Rodolfo (outro fundador) era um projeto físico em vez de uma plataforma, na qual o conceito era muito parecido com o atual. Essa ideia era mais concretamente uma loja física com uma galeria de arte e um “quiosque”, e com um restaurante embutido no mesmo espaço, mas o investimento era insuportável na altura e adaptou-se para a vertente online.

Porquê a escolha deste nome?
Basicamente, o nome é uma homenagem a um amigo meu que faleceu de cancro, que se chamava Francisco, daí a adaptação para “Xico”, e é um orgulho enorme poder ver esta homenagem a acontecer diariamente e em força.

No começo, quais foram as principais dificuldades e inseguranças para tornar este projeto real?
As principais dificuldades passaram muito pelo nosso conhecimento não ser o mais aprofundado na matéria (marketing, empreendedorismo, gestão, etc), tudo o resto se conseguiu com dedicação, esforço e empenho.
A nível de insegurança, claro que tínhamos o medo da adesão ou não das pessoas a este serviço, mas depois a melhor maneira para removermos estas inseguranças passaram muito pela nossa dedicação diária. Posteriormente, os frutos apareceram.

O que é que o vosso projeto tem de diferente de outras empresas, vossas similares, Uber Eats, Glovo, etc?
Ambas temos o mesmo main business, mas o que nos distingue é a imagem que nós passamos, jovem e preocupada, com a cidade onde agimos. E mais uma vez, apoiarmos os locais e evoluirmos todos juntos, daí existirem as parcerias.
Noutro ponto, comparando com essas empresas, é o contacto direto que conseguimos ter com o cliente, ou até mesmo os pedidos que as pessoas conseguem fazer por chamada. Isto só está disponível devido à nossa preocupação com uma população mais idosa, local, que não vai de todo fazer encomendas por um website ou aplicação.

Que impacto esperavam que a pandemia tivesse no vosso projeto, assim que esta surgiu?
A melhor palavra para descrever esse acontecimento foi mesmo, Explosão!
O nosso número médio de pedidos aumentou de uma maneira exponencial. Estávamos á espera, mas não estávamos a contar com uma discrepância tão grande, comparando ao “pré-covid”.
Porque no fundo este serviço passou de um luxo a uma necessidade.

Que impacto a pandemia acabou por ter?
A pandemia motivou-nos a querer ir mais longe, alastrar a mais cidades e a criar uma “máquina” mais sólida e sem falhas!

The Xico´s é um projeto em expansão e com diversas parcerias. Em que se focam para escolher a próxima parceria ou o próximo passo a dar?

Em relação a parcerias, tentamos não perder o nosso foco!
Há parcerias que inicialmente não eram opção, como por exemplo, Farmácias ou Lojas de Multimédia, mas reparámos que eram uma necessidade para as pessoas e que fazia todo o sentido estar no nosso projeto mas, como é óbvio, nem todos os serviços se adaptam.
Os nossos passos são sempre balançados, tendo sempre em mente como complementar o nosso serviço com parcerias que sejam úteis para a sociedade, não fugindo ao nosso foco.

O que se pode esperar do The Xico´s no futuro e que ideias querem realizar?

Nós ainda só fizemos um terço daquilo que queremos realmente fazer, e isso não posso revelar…
Mas uma das nossas metas é a expansão pelo país inteiro. Termos um serviço mais dinâmico, com mais parcerias e claro, sempre em busca de mais qualidade.

  • Tiago Matos
  • Cátia Sabino