Campeonato Nacional de Pesca à Pluma na Ribeira do Paul em maio

Pelo terceiro ano consecutivo a Ribeira do Paul recebe uma prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma. Este ano a prova vai decorrer a 15 e 16 de maio.

Com organização da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e os apoios da Associação de Caçadores e Pescadores do Paul (ACPP) e da Junta de Freguesia do Paul, a prova tem como objetivo mostrar as “potencialidades” de um dos “ex-líbris da vila – a sua ribeira, que tem sido objeto de requalificação ao nível da limpeza e embelezamento, particularmente, na zona do parque que está a ser executado de forma faseada pela autarquia local”, destaca a comissão gestora da Associação de Caçadores e Pescadores do Paul em nota de imprensa.


Segundo especifica são esperados “muitos forasteiros e amantes deste tipo de pesca sem morte”. Citando depoimentos dos participantes dos anos anteriores a Associação frisa que estes destacam as “paisagens ímpares, bons açudes e truta nativa a proporcionar capturas interessantes”.

Sobre a Ribeira do Paul a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva refere que é “um diamante da natureza com grande potencial para esta modalidade”, cita o documento enviado à RCC.  

A pesca à pluma, é uma modalidade de pesca sem morte, em que há “respeito pelo meio ambiente, tentando não prejudicar a fauna e a flora nos pesqueiros, preservar as espécies que existem em número diminuto, devolvendo todas as capturas ao rio (peixes)”, explica a associação do Paul.

Para a ACPP a prova deste ano é “uma estreia” porque pela primeira vez vai ter a competir dois pescadores, André Gomes e Ricardo Bichinho. Refere que “a expectativa é grande, como grande é o sentimento comungado pela autarquia paulense sendo esta mais uma oportunidade para continuar a afirmar a Ribeira do Paul como destino piscatório”, destaca ainda a comissão gestora da Associação de Caçadores e Pescadores do Paul na nota de imprensa.