CooLabora promove “Treino de Competências” na Escola do 1º ciclo do Largo da Feira

O Projeto Quero Ser Mais E8G, promovido pela CooLabora, iniciou este mês a atividade Jogar-Treino de Competências, na Escola do 1º ciclo do Largo da Feira, no Tortosendo, uma iniciativa que “explora o jogo em espaço de recreio e em sala de aula para desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas promotoras do sucesso escolar”, informa a CooLabora.

Jogar-Treino de Competências tem como objetivo “promover entre as crianças a concentração, diminuir a ansiedade e a hiperatividade e desenvolver competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais capazes de contribuir para um desenvolvimento equilibrado”.


As crianças “através do jogo”, transformam algum do tempo da sua hora de almoço, “numa oportunidade de desenvolver ou devolver o gosto pela escola” e, ao mesmo tempo, “criar laços de amizade e competências fundamentais de cidadania e aprendizagens socialmente úteis”, salienta.

Esta iniciativa permite às crianças experienciar “jogos colaborativos” e resolver “desafios coletivos”, e assim testar “sua capacidade inclusiva explorando o próprio corpo através de dinâmicas”.

Segundo a CooLabora, “as primeiras sessões revelaram já uma grande aceitação por parte das crianças e permitiram um maior conhecimento mútuo”.