Covilhã: Centro de Inclusão Social inaugurado. Restauro manteve interior do espaço

A funcionar desde outubro, altura para a qual estava agendada a inauguração que teve que ser adiada, o edifício do antigo liceu, agora Centro de Inclusão social, foi ontem inaugurado por Vítor Pereira, presidente Câmara Municipal da Covilhã, durante as comemorações dos 47 anos do 25 de Abril.

“Um edifício com muita história” disse o autarca, recordando que o espaço já recebeu diversos serviços, como o urbanismo da autarquia, a Assembleia Municipal, a Rádio Clube da Covilhã e a Associação de Municípios da Cova da Beira, entre outros. Foi liceu e ciclo preparatório, onde o próprio Vítor Pereira estudou, recordou ainda o presidente.


Com a reabilitação o edifício “ficou com valências e funcionalidades que estão ao serviço da comunidade”, reforçou o autarca, considerando-a “uma obra que se impunha”.

Vítor Pereira deu ênfase à obra de restauro efetuada, frisando que “é um contrassenso que se construa edifícios com determinadas caraterísticas, para determinados fins, quando existem espaços como este que podem e devem ser revitalizados”.

As obras de que o edifício foi alvo estão orçadas em cerca de 780 mil euros, e o espaço é agora um lugar “multifuncional no “coração” da cidade” em que estão já instalados serviços municipais nas áreas da Ação Social, da Educação, da Cultura e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), para além de albergar ainda um conjunto de sedes de associações locais, como a Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, a Ordem dos Advogados e a Coolabora.