WOOL celebra uma década e regressa ao centro histórico da Covilhã entre junho e julho

O mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, WOOL, celebra este ano uma década de existência e regressa ao centro histórico da Covilhã entre 26 de junho e 04 de julho.

De acordo com a nota de imprensa, o festival de arte urbana deste ano apresenta “uma programação mais musculada, no espaço e tempo, com mais de 40 iniciativas”.


Em destaque estão “as residências artísticas já em realização (fotografia e desenho), a sonorização do centenário filme «Covilhã Industrial, Pitoresca e seus arredores»” pelos First Breath After Coma, “uma intervenção mural do Colectivo Licuado” que celebra os “140 anos da 1.ª Expedição Científica à Serra da Estrela” e o lançamento do “livro WOOL | 2011-2021, que irá integrar a história destes 10 anos, textos de carácter científico redigidos por personalidades das áreas da Arte, Arquitetura e Turismo e testemunhos dos artistas”.

“Assumindo a responsabilidade do terminus e começo de uma nova década de atuação”, o WOOL apresenta também uma nova identidade “com autoria do estúdio Naïf”.

Esta nova identidade “convida-nos a pensar esta marca da Covilhã na forma de um símbolo único e identificador, capaz de representar tanto os últimos 10 anos do festival, como as suas futuras edições. Um símbolo representativo do WOOL que nos fala de todos os elementos que lhe dão carácter: a Covilhã, a neve, a serra da estrela, a arte e a tinta, os lanifícios, o dinamismo, o encontro e a partilha”, explica o documento.

O Wool contou já com a participação de 46 artistas portugueses e 23 estrangeiros, 43 iniciativas em território nacional e internacional e 122 intervenções artísticas (murais e instalações).

Foto: Gonçalo Xavier Cody