Heliporto de Cortes do Meio sofre intervenção para cumprir regras da ANAC

A Autoridade Nacional de Aviação Civil, ANAC, notificou a Câmara Municipal da Covilhã, de “insuficiências e anomalias” detetadas no heliporto de Cortes do Meio, que podem por em causa a sua utilização, “caso não sejam corrigidas”, disse o vereador da proteção civil, José Armando Serra dos Reis, durante a reunião pública do executivo esta sexta-feira.

Sustentando que este “é o único dispositivo na região” para uso desta aeronaves no combate a incêndios, o autarca garante que, junto com a UBI, “estão a concluir o projeto de requalificação”.


O vereador descreve que já na próxima época de combate a incêndios terá que haver uma brigada para fazer segurança operacional a aeronaves. Para tal é necessária formação específica, que está a ser ministrada a operacionais dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, com quem foi realizado um protocolo nesse sentido. Garante que o heliporto terá “condições operacionais para o combate a incêndios”.

Questionado pelos jornalistas no final da reunião, o presidente da Câmara, Vítor Pereira, sublinha que esta é uma situação que acontece um pouco por todo o país, e garante que estará solucionada a tempo da época de combate a fogos florestais, frisando que “o compromisso é estar operacional quando começar a primeira fase de combate”.