Caminho do Porsim concluído antes das eleições autárquicas

A visita ao Caminho do Porsim, que liga as localidades de S. Jorge da Beira e Casegas no concelho da Covilhã, foi a primeira das várias iniciativas a ser realizada, no âmbito das comemorações do 25 de Abril da autarquia, que estavam agendadas para o dia de ontem.

O presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, José Trindade Branco, mostrou-se satisfeito com o progresso da empreitada e frisou que este é um Caminho “há décadas e décadas reivindicado e também há décadas prometido pelos diferentes executivos municipais”. Espera que o dia de ontem marque “de algum modo o início de uma via que compense estes anos de degredo destas populações”, vincou.   


O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, referiu que se no futuro este Caminho “tiver um grande tráfego” se devem fazer “requalificações”, mas considera que de momento “estamos a ir ao encontro da antiga pretensão das populações das freguesias circundantes porque vem encurtar em cerca de meia hora este percurso em direção à Covilhã, o que faz toda a diferença nos dias que correm”.

Vítor Pereira acredita que a estrada estará “pronta ainda antes de irmos a votos” e pretende avançar ainda este ano com as obras da estrada que liga a Pampilhosa da Serra ao concelho da Covilhã.

No próximo mandato “gostava que conseguíssemos fazer a variante à Covilhã”, uma vez que, é inadmissível que o trânsito continue a fazer-se em direção à Serra pelo centro da cidade”, sendo esta também “uma antiquíssima aspiração dos covilhanenses”.

A 1ª fase dos trabalhos no Caminho do Porsim está “praticamente terminada” e tem um custo de 127 mil e 406 euros. Recorde-se que a plataforma da estrada ficará transitável, com um pavimento de tout-venant e com uma faixa de rodagem final de 4,00m de largura, que permite a circulação nos dois sentidos.

A 2ª fase da obra, que já está em concurso, corresponderá à aplicação de um pavimento betuminoso, à aplicação de sinalização vertical e horizontal, com instalação de dispositivos de segurança.

Ainda que não exista um valor final, estima-se que o total da empreitada ficará por 300 mil euros.