Cláudia André questiona exclusão do IC31 do PRR

Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, é uma das subscritoras de um conjunto de questões dirigidas ao ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre o IC31. “Quais os critérios utilizados para que a exclusão de projetos de financiamento no âmbito do PRR incidisse sobre o IC31?”, consta entre as questões enviadas.

De acordo com a parlamentar, “o Governo que, em novembro de 2020, garantia que o financiamento para a concretização do eixo rodoviário IC31, ligação transfronteiriça rodoviária fundamental para a região centro, estaria garantido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é o mesmo Governo, que no passado dia 21 de abril, anunciou a retirada da ligação do programa já entregue à Comissão Europeia”, refere.


Apesar da exclusão de financiamento europeu, o Governo já veio garantir que o projeto será executado com recurso a financiamento nacional. Nesse sentido, a deputada do PSD quer ainda saber se “a Infraestruturas de Portugal, I.P. tem no seu orçamento para este ano verbas que permitam incluir a realização desta obra”, se “será revista a dotação financeira inscrita no Orçamento do Estado para 2021, para a Infraestruturas de Portugal, I.P., de forma a abranger a concretização do IC31 antes prevista no PRR” e “qual a dotação financeira a inscrever no O.E. para 2022 para realização desta obra”.