Inauguração do Centro de Inovação Empresarial prevista para junho

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Covilhã promoveu uma visita às obras do Centro de Inovação Empresarial, uma das intervenções de recuperação urbanística que está a rejuvenescer o “coração” da cidade.

A intervenção já se encontra em fase de conclusão e, segundo o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, prevê-se a inauguração para o mês de junho.


O edil revela que, neste momento, “já existem startups interessadas” em se estabelecer neste Centro que foi criado para que os estudantes da UBI “pudessem desfrutar daquele espaço e servir-lhes de estímulo à criatividade, empreendedorismo, criação de empresas” e para que possam “começar desde cedo, ainda enquanto estudantes, a frequentar aquele sítio, todos entrosados e imbuídos no mesmo espírito empreendedor e criativo”.

Das start-ups referidas, são “3 ou 4 startups novas e algumas muito inovadoras e vêm de longe”, explicou Vítor Pereira. Tratam-se de empresas, maioritariamente, da área das novas tecnologias “que são hoje em dia as mais atrativas, aquelas em que a Covilhã também já pontifica e tem uma palavra a dizer”, uma vez que existem já “muitas empresas de base tecnológica alojadas no Parkurbis. A universidade é o mote e o motor dessas mesmas empresas”, refere o autarca.  

“Rentabilizar e racionalizar a ocupação do espaço” e “dar dignidade àquela zona do centro histórico que estava em pleno abandono” foi a principal preocupação da CMC, segundo o presidente, que se orgulha de “ver que os edifícios ao seu redor estão a ser requalificados e vêm valorizar ainda mais este nosso centro de inovação”.

Esta intervenção representou um investimento de cerca de 800 mil euros e foi levada a cabo no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). A Câmara Municipal da Covilhã requalificou o edificado original (antiga PSP), preservando “o seu traço arquitetónico singular” e “dignificando-o através da criação de vários espaços de uso público”.

O Centro de Inovação Empresarial pretende ser, em breve, “um espaço único no centro histórico da Covilhã, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento, onde se instalarão atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social”. Este espaço é composto por 6 gabinetes para empresas, várias zonas de coworking, zona de bar, sala de reuniões, sala administrativa e auditório.