Um milhão para requalificar passeios na Av. Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro

A Câmara Municipal da Covilhã vai investir um milhão de euros na requalificação do espaço público da Avenida Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro, foi hoje anunciado.

Os concursos para o projeto de requalificação e empreitada da obra foram abertos na reunião extraordinária do executivo, realizada esta manhã.


No habitual encontro com os jornalistas no final da reunião, o presidente da Câmara explicou que “será requalificado o espaço público, nomeadamente os passeios, desde o Jardim Público até ao Sineiro”, avançando que o investimento será de um milhão de euros.

O autarca sustenta que esta é a primeira intervenção “de uma mais vasta” para “lançar”, realizando estas intervenções em “outras zonas da cidade como a Avenida 25 de Abril que também carece de intervenção”, especificou.

Segundo o autarca a Alameda Europa será outro local de intervenção no espaço público “em breve”. Na reunião de Câmara foi aberto novo concurso para a implantação da ciclovia naquele local, uma vez que o último ficou deserto. O presidente avança que neste caso “a ciclovia é também o pretexto para requalificar os passeios que, apesar de serem recentes, estão degradados”.

Para além da intervenção nos passeios a autarquia, “na medida do possível”, vai também, “tentar substituir as árvores existentes, que são de grande porte e com raízes que fazem levantar a estrutura dos passeios”, por outras “mais amigas do meio urbano”, defendeu Vítor Pereira.

Na reunião extraordinária desta quinta-feira o executivo “tomou decisões com implicações financeiras, praticamente imediatas, no montante de 6 milhões de euros”, adiantou ainda aos jornalistas o presidente.

Entre outros procedimentos concursais, o executivo aprovou, por unanimidade, a abertura dos concursos para a requalificação de escolas, uma intervenção anunciada por Vítor Pereira durante a Assembleia Municipal da Covilhã (ver noticia AQUI), que implica um investimento de 4 milhões de euros.

Prevê a requalificação de escolas, aquisição de equipamento, material informático e didático, especificou uma vez mais o autarca.

Vítor Pereira explica que se trata de “investimentos” que também significam “aproveitar todas as oportunidades” de financiamento junto da CCDR Centro.