Welcome Center: Um espaço ao serviço dos sobralenses

O novo Welcome Center da freguesia de Sobral de S. Miguel poderá vir a ser o local escolhido para a “Assembleia de Freguesia reunir”, assim como “as associações de freguesia que não dispõem de um espaço preparado com condições, ou para qualquer um dos comuns sobralenses que precise” da infraestrutura “para alguma coisa”, disse a presidente da junta, Sandra Ferreira, durante a visita de Vítor Pereira e dos vereadores da autarquia, no âmbito das comemorações do 25 de abril.

A presidente da junta de Sobral de S. Miguel assegurou que a infraestrutura irá ser também “um centro de apoio aos fornos comunitários”, onde assim que a situação pandémica o permitir, “irão funcionar as oficinas e workshops, seja para crianças, para adultos ou visitantes, para poderem fazer a massa da broa e do pão”. Há ainda a possibilidade do Welcome Center ser “um posto de turismo onde estará um expositor da rede das Aldeias do Xisto”, acrescentou.


Sandra Ferreira revelou ainda que a infraestrutura teve um investimento de 80 mil euros e resulta da oferta de “três famílias diferentes” que tinham “estas duas pequenas casas, que se agregaram” sendo que antes da obra “estavam em ruína e acabariam por ser um problema para elas”.

José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, (CMC), aproveitou a visita ao Welcome Center para salientar que dentro de “uma ou duas semanas irá iniciar-se a empreitada das águas da Covilhã”, com um investimento de cerca de 90 mil euros para “reabilitação das redes de água e ramais” onde também “vamos aproveitar em conjunto com a CMC para reabilitar as vias de Sobral de S. Miguel” e “este centro fica perfeitamente enquadrado dentro de uma lógica de reabilitação do espaço”, sustentou.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, frisou que o Welcome Center “não é para eleitor ver”, mas servirá sim “vários propósitos” e “vem dignificar muito mais ainda o Sobral de S. Miguel, que é de facto uma das terras mais bonitas do concelho da Covilhã”.

O edil referiu ainda que se deve pensar no futuro “e o turismo aqui neste caso concreto é uma atividade económica com uma capacidade de expansão e progressão muito grande e por isso estou absolutamente convencido que o Sobral está cada vez mais no mapa”, concluiu.