Candidaturas para programa de Ocupação dos Tempos Livres abertas

O período de candidaturas ao Programa de Ocupação dos Tempos Livres (OTL), promovido pelo IPDJ, vai abrir amanhã sendo que, na modalidade de curta duração decorre de 16 de abril a 07 de maio, e na modalidade de longa duração decorre de 16 de abril a 30 de novembro.

A modalidade de curta duração destina-se a “entidades promotoras e jovens monitores dos 18 aos 30 anos” e consiste “na ocupação dos tempos livres de jovens dos 12 aos 17 anos, que desenvolvem atividades lúdico-formativas, com metodologias da educação não formal, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades e competências”, afirma a nota de imprensa.


As áreas prioritárias desta modalidade, para esta edição, são, a Transição Digital, Ambiente (ODS 14), Direitos Humanos, Combate à Exclusão Social e Direitos dos Animais.

No que toca à modalidade de longa duração, esta consiste em “apoiar jovens dinamizadores dos 18 aos 30 anos, a desenvolver os seus próprios projetos ou a contribuir para que estes integrem um outro projeto com o objetivo de permitir experiências em contexto de trabalho, melhorar as suas capacidades e competências profissionais, pessoais e relacionais”.

Segundo o documento, “as entidades promotoras ou um jovem dinamizador podem apresentar o seu projeto até 30 dias antes do seu início”.

Na edição deste ano as áreas de intervenção são o Empreendedorismo, Investigação, Associativismo, Sociocultural, Criativa, Desenvolvimento agrícola e outras de reconhecido interesse.