Canhoso: Junta de Freguesia cria centro de enfermagem gratuito

O Canhoso tem a funcionar, nas instalações da Junta de Freguesia, um centro de enfermagem. O espaço surge por iniciativa da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso e foi inaugurado esta quinta-feira.

Em nota de imprensa é explicado que esta é “mais uma valência” disponibilizada à população, seguindo a “política social” praticada pela Junta de Freguesia, com o objetivo de “melhorar a qualidade de vida da população, permitindo uma maior e melhor proximidade com os serviços de saúde”.


O espaço é direcionado a todos os fregueses, de forma gratuita e “pretende dar resposta a uma carência existente na Freguesia”.

O Centro de Enfermagem funcionará todas as terças e quintas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00 e terá um conjunto de serviços disponíveis, como monitorização de parâmetros vitais (pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura timpânica, glicemia capilar, controlo de colesterol, oximetria de pulso), administração de injetáveis, pensos simples, algaliações/re-algaliações, ensino/prevenção de riscos e promoção de hábitos de vida saudável.

Segundo refere a Junta de Freguesia “o projeto agora iniciado poderá crescer no futuro próximo, com novas valências, dependentes da melhoria das condições físicas e materiais do edifício, para o qual já foi solicitado o apoio do município”.

A inauguração simbólica do espaço decorreu esta quinta-feira e contou com a presença de Carlos Martins, presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso e José Miguel Oliveira, vereador na Câmara Municipal da Covilhã.