Covilhã vai ter espaço de coworking inserido na rede “Teletrabalho no Interior”

O concelho da Covilhã é um dos 53 municípios a integrar a primeira fase da rede nacional de “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global” e terá um espaço de coworking.

O Ministério da Coesão Territorial e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lançam esta semana a primeira fase da rede e até ao final de junho vão ser abertos na região Centro 23 espaços.


O estabelecimento destes espaços de coworking, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai, segundo a nota de imprensa, “contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar”.

O teletrabalho e o coworking assumem, assim, particular importância para os territórios do Interior na redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade.

No que toca aos espaços, estes serão disponibilizados pelas autarquias e vão estar equipados com computadores, impressoras e acesso à internet. “Vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto”.

De acordo com o documento, “as autarquias serão responsáveis pela divulgação destes espaços, através das respetivas páginas e redes sociais, publicando fotografias ou vídeos, para permitir a realização de visitas virtuais por parte de eventuais interessados, bem como toda a informação relativa às características do espaço, condições de utilização, calendário anual, horário de utilização e custo associado”.

O Governo garante que se compromete, através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “a considerar a disponibilização de fundos europeus para, quando necessário, apoiar a contratação e a mobilidade de trabalhadores e comparticipar a adaptação física destes espaços, mas também a aquisição de mobiliário ou equipamento informático”.

A assinatura dos Acordos de Cooperação para instalação de espaços de teletrabalho no Interior do país vai decorrer em quatro cerimónias nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve durante esta semana.