Data Center da Covilhã acolhe primeira oferta de ‘cloud’ híbrida em Portugal

A Altice Portugal, em parceria com a Microsoft Portugal e Hewlett Packard Enterprise (HPE), apresentaram ontem, a única oferta de cloud híbrida suportada por Azure Stack Hub, alojada no Data Center da Covilhã.

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, explicou que se trata “da primeira infraestrutura Microsoft Azure cloud que vai existir em Portugal”, frisando que “o relevante é que a partir nosso do país vamos poder passar a dar serviço a empresas portuguesas ou internacionais, que queiram vir para cá, colocando e alojando os seus dados”.  


Alexandre Fonseca vincou que o “o Data Center da Covilhã é fundamental” para a Altice Portugal e revelou que as taxas de crescimento da infraestrutura “têm sido de 2 dígitos ano após ano”.

Acrescentou que perante esse crescimento e quando estiverem “perto te atingir o limite desta infraestrutura, teremos a capacidade de continuar a crescer”.

O presidente executivo da Altice Portugal, referiu que o investimento “nos últimos 2 anos no Data Center da Covilhã foi mais de 4 milhões”, que serviram para apostar na “expansão, crescimento e modernização”.

Inaugurado em 2013, o Data Center emprega atualmente cerca de 200 pessoas e é uma “infraestrutura 100%” gerida através de energia verde, produzida na central fotovoltaica da Altice Portugal, na Covilhã.