Fundão, C. Branco, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Mação premiados no “Autarquia do Ano”

Na Beira Interior 5 autarquias foram premiadas na segunda edição do Prémio Autarquia do Ano. Castelo Branco viu 4 projetos premiados, o Fundão, Proença-a-Nova e Vila de Rei 1 e Mação ganhou o grande prémio. Esta segunda edição do prémio contou com um total de 50 municípios inscritos.

Ao todo são mais de 30 projetos premiados, num total de 10 categorias e mais de 25 subcategorias. O grande destaque vai para a Câmara Municipal de Mação, que arrecadou o Grande Prémio com o projeto “Mação, um concelho amigo do idoso”.


A Câmara Municipal do Fundão, na categoria economia, ganhou com o Centro de Negócios e Serviços Partilhados.

Um centro que “permitiu dinamizar um ecossistema de empreendedorismo que já apoiou mais de 100 startups e permitiu a criação de centenas de postos de trabalho”, sustenta a Câmara do Fundão em nota de imprensa.

“Esta distinção é mais um reconhecimento da estratégia definida pelo Município do Fundão”, nomeadamente a “estratégia de criação de valor, atração de investimento, emprego e inovação, que articula a tradição com inovação e em que se transforma os desafios da interioridade em vantagens competitivas, destacando as boas práticas seguidas pela autarquia”, vinca o documento.

Da Beira Interior destaque ainda para a Câmara Municipal de Castelo Branco com 2 prémios atribuídos ao Parque do Barrocal um na categoria Boas Práticas de Sustentabilidade e outro em Espaços verdes. A CMCB viu ainda ser premiado o projeto Escola de Pastores, na categoria Incentivos à Agricultura, e o projeto Fábrica do Jovem Empreendedor, na categoria Apoio à Juventude.

O município de Proença-a-Nova, na categoria apoio social, viu premiado o projeto Bioaromas Laboratório de Integração e Inovação Social e Vila de Rei teve prémio com o projeto Reciclagem, no centro de Portugal.

O prémio Autarquia do Ano é promovido pelo Lisbon Awards Group, com o apoio do ECO, e distingue as autarquias pelas suas práticas inovadoras e destacando o que de melhor se faz nas freguesias e câmaras do País.