Ordem dos Médicos do Centro: Há uma “dicotomia entre o litoral e o interior”

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, vinca que é “premente corrigir as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde na região Centro e as assimetrias entre litoral e o interior”.

O responsável refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que o tema escolhido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Construir um mundo mais justo e saudável” é “especialmente pertinente num ano tão complexo” como o que se tem vivido.


“Este vírus, espalhado à escala global, evidenciou muitas desigualdades na prestação de cuidados de saúde, como é o caso da região Centro, na dicotomia entre litoral e o interior, com o desinvestimento nas unidades e recursos humanos de Saúde nas zonas mais periféricas e do interior do país. Deste ponto de vista, não estamos a contribuir para um mundo mais justo”, frisa Carlos Cortes.

No documento o presidente da SRCOM, afirma que a desproporção no “acesso às vacinas contra a covid-19” está a construir um “mapa-mundo de profundas desigualdades de oportunidades e de prevenção” da doença.

Carlos Cortes alerta para o facto de “os países mais desenvolvidos” vacinarem “uma pessoa por segundo, em média, enquanto alguns mais pobres e desprotegidos não estão a receber qualquer dose da vacina”.

“Estamos perante uma resposta desigual e muito injusta. O êxito na luta a esta pandemia passa por um esforço conjunto”, sustenta.

O presidente da SRCOM diz ainda que há “um longo caminho a percorrer num modelo de sociedade mais saudável”.

A data para o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) foi escolhida pela OMS em 1948 e a comemoração anual começou dois anos depois. Em cada ano há um tema central como prioridade de agenda internacional da OMS.