Programa Ecovalor: Quinta das Palmeiras reciclou 7 toneladas de resíduos

A Escola Quinta das Palmeiras na Covilhã ficou em segundo lugar a nível regional no Programa Ecovalor 2020, promovido pela EGF. Este programa, dedicado em exclusivo à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional, tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

Na área de abrangência da “Resistrela”, a Escola Sta. Luzia na Guarda ficou em primeiro lugar, uma vez que, reciclou 13 toneladas. Em segundo lugar ficou a Escola Quinta das Palmeiras, na Covilhã, tendo recolhido 7 toneladas e a Escola das Atalaias, no Fundão, ficou em terceiro lugar, com 3 toneladas de resíduos.


No Programa Ecovalor em 2020 participaram 1.136 estabelecimentos de ensino e foram mais de 331.000 alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos. Foram, assim, recicladas 2.560 toneladas de embalagens, superando os valores de 2019.

Todas estas escolas encaminharam para reciclar 1.442 toneladas de papel e cartão, 849 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 269 toneladas de vidro. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 139.250 euros.

A nível nacional ficou em primeiro lugar a Escola do Ensino Básico de Moledo, na Lourinhã, com 25 toneladas, seguida do Centro Infantil do Hospital de Faro com 23 toneladas e da Escola EB1/JI da Conceição de Faro com 22 toneladas.