Projeto “Abeirar” junta a “ciência cidadã” à “valorização do território”

“Abeirar” é o nome do novo projeto de ciência cidadã e valorização do território, que pretende “potenciar o envolvimento e participação social com a ciência, alavancar o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção do conhecimento do território e suas gentes”.

Este projeto, que será apresentado no dia 8 de abril, às 11h00, no Covão d’Ametade, resulta de uma parceria entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.


“A primeira iniciativa de Abeirar irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha – e irão acontecerem na Primavera, Verão e Outono, respetivamente”, refere a nota de imprensa.

Este projeto trata-se de “um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela”.

“É um apelo à participação conjunta de cidadãos/ãs, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento e pela preservação, promoção e valorização do território”, lê-se ainda no documento.