“Semana da Segurança Infantil” na Covilhã para prevenir acidentes com crianças

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) vai dinamizar nos concelhos da Covilhã e Guarda, a “Semana da Segurança Infantil”. A iniciativa terá lugar entre os dias 25 e 30 de maio e pretende sensibilizar e capacitar profissionais e famílias para a prevenção dos acidentes com crianças em diferentes contextos.

A técnica de segurança infantil e secretária geral da APSI, Helena Sacadura Botte, explicou que a Semana da Segurança Infantil, vai ser dedicada a famílias “com dois workshops que pretendem informar os pais sobre como comprar os produtos adequados à sua casa e criança e depois utilizá-los em segurança”, visto que é fundamental os pais perceberem “como acontecem os acidentes e como podem evitá-los”.


Helena Sacadura Botte revelou que irá também existir um Centro de Verificação de Cadeirinhas no dia 29 de maio, no Serra Shopping, onde “vão estar técnicos da APSI que podem verificar nos carros das famílias como as crianças estão a viajar e se estão a utilizar as cadeirinhas corretamente”. Frisa que “no caso de haver erros os técnicos ajudam os pais” a corrigi-los e sendo necessário “reinstalam corretamente as cadeiras”.

A secretária geral da APSI referiu que as grávidas devem também participar nas atividades da Semana porque vão “encontrar informação que as vai ajudar a escolher os artigos que precisam de comprar para o bebé” e salientou que deve existir um cuidado com “produtos comprados em segunda mão” porque sendo utilizados muitas vezes podem “ser perigosos”.

No caso dos profissionais estes terão também a oportunidade de realizar workshops sobre “a segurança da escola e nos espaços de jogo e recreio e segurança em casa”, sendo que haverá ainda um workshop de Segurança Rodoviária “para agentes da autoridade instrutores de condução, elementos da proteção civil e bombeiros”, anunciou Helena Sacadura Botte.

Crianças do 3º e 4º anos têm também a possibilidade de frequentar aulas em que é abordada a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção pessoal, bem como a adoção de comportamentos seguros na rua e nas atividades de lazer.

Todos os workshops e aulas de segurança são online e gratuitas, pelo que os interessados devem fazer a sua inscrição AQUI e AQUI. A Semana da Segurança Infantil, que acontece pela primeira vez na Covilhã, conta já com três edições e é financiada pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.