UF Covilhã e Canhoso: “Reconhecimento e gratidão” aos antigos autarcas

“Reconhecimento e gratidão” pelo trabalho e dedicação marcaram a homenagem que a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso promoveu aos antigos presidentes das extintas freguesias da Conceição, Santa Maria, São Martinho, São Pedro e Canhoso.

Para além da homenagem individualizada a cada um deles, a União de Freguesias inaugurou ainda murais alusivos aos 25 de abril onde estão as fotos dos antigos autarcas. Um no Canhoso e outro na Covilhã.


Na cerimónia solene que se seguiu Carlos Martins, presidente da União de Freguesias, começou por saudar todos os que contribuíram para o “25 de Abril” e frisou que desde então “foram os autarcas, presidentes de câmara e de junta de freguesia, e as suas equipas, quem mais contribuiu para a melhoria das condições de vida das populações e para o desenvolvimento”.

“Basta lembrar todo o trabalho, ao longo destes 47 anos, feito pelos autarcas de todas as cores partidárias. Foi graças a eles que se reconstruiu um país novo, mais moderno, mais justo, com melhorias que não tínhamos” referiu, destacando obras como “o abastecimento de água, o saneamento, caminhos, e oportunidades para cultura e desporto”, salientou.

Carlos Martins frisou ainda que esta homenagem é também para todos os eleitos nas freguesias que deram origem à União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, desde as Junta às Assembleias de Freguesia.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, mostrou “reconhecimento e gratidão pelo trabalho e dedicação”, numa altura “em que ser presidente de junta era ainda mais difícil do que é hoje”, destacou.

“Um trabalho altruísta, que é cada vez mais valorizado”, disse ainda o presidente da Câmara, recordando a lei da transferência de competências, “que reforça esse poder”, vincou.

“Em nome dos covilhanenses tenho que humildemente agradecer e reconhecer o trabalho, o esforço e a forma como trataram as populações”. “Sei que fizeram o melhor que puderam e sabiam e é esse reconhecimento e gratidão que aqui se impõe que façamos” disse, dirigindo-se diretamente aos homenageados.

João Casteleiro, presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, destacou o “importante papel dos presidentes de junta, que valem a quem não tem mais a quem recorrer” frisou, dando como exemplo o que muitas vezes acontece durante o exercício das suas funções como médico.

“Aquele que normalmente liga por causa de alguém que não é da família é o presidente da Junta de Freguesia. É este que muita vezes liga e procura interessar-se por aqueles por quem mais ninguém pergunta” disse, concluindo que “têm na sociedade um papel essencial”.

Na cerimónia foram homenageados todos os presidentes eleitos desde 1976 a 2013.

Junta Freguesia da Conceição: Carlos Alberto Bicho Sena Monteiro (1976-79); Carlos Alberto Paulo Rato de Brito (1979-85 e 1989-93); José Maria Simão Ribeiro (1985-89) e Carlos do Carmo Martins (1993-2013).

Junta de Freguesia de São Martinho: António Pombo Ribeiro (1982-85); Cândido Bráz Freire Ascensão (1985-89); Álvaro Mineiro Roque da Costa (1989-2001) e Vítor Manuel Tomás Ferreira (2001-13).

Junta de Freguesia de Santa Maria: João Valentim Mendes
Madeira (1976-2001) e António Manuel Garcia Rebordão (2001-2013).

Junta de Freguesia de São Pedro: António Tomás Pereira (1976-79, 1982-85 e 1993-97); Francisco Fernandes Runa (1989-93) e Vítor Manuel Garcia Rebordão (1997-2013).

Junta de Freguesia do Canhoso: José Manuel Escodenga Nunes (1997-2013).