centro vacinação

Covid-19: Mais de 42 mil vacinados na Cova da Beira. 5.500 só esta semana

Foram vacinadas até esta quinta-feira “na Cova da Beira 42 mil e 591 pessoas”, sendo que “31 mil 516 correspondem às primeiras doses e 11 mil e 75 já com as segundas doses”, revelou o diretor executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes.

O diretor executivo do ACES Cova da Beira falava aos jornalistas, no fim da visita do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, ao Centro de Vacinação Covid-19 da Covilhã e afirmou que “neste momento existe uma taxa de vacinação em relação às primeiras doses de cerca de 40% e segundas doses, ou seja, vacinação completa, de 14%”.


Manuel Geraldes frisou que o ritmo da vacinação é variável “porque também depende da marca das vacinas que nos vai chegando”, mas salientou que “esta semana foram já vacinadas 5 mil e 500 pessoas”.

“Nós já começamos a entrar na faixa dos 50 anos”, ainda que “o ritmo seja ligeiramente diferente nos três centros de vacinação”. “Belmonte, neste momento está a aguardar, porque está um bocado mais adiantado”, visto que, “é um concelho mais pequeno e atingiu um número mais elevado de vacinados rapidamente”, explicou.

Manuel Geraldes confessou estar satisfeito “com o ritmo da vacinação, com a adesão dos profissionais de saúde e com a articulação que temos tido com as autarquias, bombeiros e forças de segurança” vincando ainda que “estão a conseguir dar resposta e a superar as expectativas”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto e coordenador do combate à pandemia na região anunciou ainda durante a visita que na zona Centro “já foram vacinadas 531 mil pessoas, pelo menos com uma dose, e 215 mil pessoas com as duas doses”.