Covilhã: Câmara apoia companhias de teatro com 120 mil euros

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, na reunião privada desta sexta-feira, conceder um apoio global de 120 mil euros às 4 companhias de teatro do concelho.

No habitual encontro com os jornalistas no final da reunião de câmara o presidente avança que são contemplados com os protocolos aprovados o Teatro das Beiras, a Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, a ASTA – Associação de Teatro e outras Artes e o TeatrUbi – Associação Cultural.


Vítor Pereira explica que não se trata de um apoio extraordinário, mas sim de, tal como fez a Direção Geral das Artes, aprovar para 2022 os apoios que estavam em vigor este ano.

“A Direção Geral das Artes prorrogou o contrato programa que tinha com estas companhias, e que terminava no fim do ano, até ao final de 2022 e nós fizemo-lo também”, sustentou.

O presidente diz que na base desta decisão, tal como aconteceu com a decisão da DGArtes está a pandemia. “Não nos podemos esquecer que estamos a falar de companhias profissionais, que têm encargos fixos, obrigações e trabalhadores e não puderam, devido à pandemia, exercer a sua função e terem o retorno que costumam ter”, vincou.

Com base nos protocolos aprovados o Teatro das Beiras vai receber 48 mil euros, a Asta – Associação de Teatro e outras Artes 36 mil, a Quarta Parede – Associação de Artes Performativas 30 mil e a Associação Cultural TeatrUbi 4 mil e 250 euros.