quarta parede

Festival Y#17 da Quarta Parede arranca a 27 de maio com espetáculo “Barbecho”

O Festival Y#17 da Quarta Parede tem início dia 27 e promete “projetos artísticos para todos os públicos”, de áreas tão diversas como “as artes visuais, a dança, a música, os novos media, a performance e o teatro”.

Sílvia Pinto Ferreira, da equipa artística da Quarta Parede, revelou à Rádio Covilhã, que o orçamento para o festival deste ano é de cerca de 90 mil euros e entre os diferentes espetáculos preparados, destaca o concerto das Adufeiras da Casa do Povo do Paul e Defski.


“Ambos são artistas do concelho da Covilhã e vão fazer um diálogo entre as suas duas linguagens artísticas, que são muito distintas e têm em comum esta ligação com a região”, frisou.

A assistente da direção artística do evento confessa que nesta edição tiveram “de manter a resiliência e persistência em programar espetáculos ao vivo num contexto tão adverso para a cultura” e apela ao público para que vá ao Festival Y#17, garantido que os teatros “são espaços seguros”.

O primeiro evento no âmbito do Festival será no Auditório do Teatro das Beiras com o espetáculo de dança Barbecho, agendado para dia 27 às 19:00.

Trata-se de um espetáculo integrado na parceria internacional Do Outro Lado/Al Otro Lado, entre a Quarta Parede e a La Fundición (Bilbao), que “tem como objetivo a circulação entre as duas estruturas, de artistas bascos e portugueses”, afiançou.

Sílvia Pinto Ferreira disse ainda em declarações à Rádio Clube da Covilhã que os espetáculos só poderão ter uma lotação de 50%, pelo que todos os interessados devem fazer reserva. Relembrou que os eventos acontecem às 19:00, “o que acaba por propor ao público um novo hábito, mas que também poderá ser interessante pois pensamos que ao final do dia vamos ver um espetáculo e depois ficamos livres”, concluiu.

Nesta 17ª edição foi também desenvolvido, “no sentido de «fazer com», o Y PÚBLICOS com ações de mediação e formação artística dirigidas a diferentes segmentos de público e que acompanham todo o festival”.

Pode consultar o programa completo AQUI.

Foto: Gabo Punzo