Aula aberta da UBI promove discussão sobre comunidade judaica no Brasil

No passado dia 11 de maio, a Universidade da Beira Interior dinamizou a aula aberta “Minorias Religiosas em Áreas Urbanas no Brasil: o caso da Comunidade Judaica”.

O evento foi organizado no âmbito da disciplina “Sociologia da Religião”, do 1º ciclo do curso de Sociologia, e contou com a presença da convidada Debi Chaimovitch-Yehoshafat, da Universidade Ben Gurion do Negev, em Israel.


A apresentação teve como objetivo entender o processo de estabelecimento dos judeus no território brasileiro e teve no testemunho da convidada o principal ponto de partilha de experiências.

Durante a apresentação, Debi contou que é natural de São Paulo, no Brasil, e por isso começou a desenvolver estudos no que diz respeito à comunidade judaica nesta região, por conta da proximidade com o tema. Hoje em dia, a professora reside em Jerusalém já há 20 anos, mas permanece investigando questões relacionadas ao universo do judaísmo no território brasileiro.

Sobre a chegada do povo judeu no Brasil, Debi explicou que “as pesquisas mostram que a maior parte dos judeus chegaram ao Brasil num processo de imigração, no final do século XIX e início do século XX, vindos principalmente da Europa Oriental”.

A convidada ressaltou ainda que a imigração dos judeus para o Brasil está relacionada à Abolição da Escravatura, em 1888, a partir da qual houve uma tentativa de “branqueamento” da população local, com o estímulo à ida de europeus para o país. “Nesse processo, chegaram os imigrantes italianos, japoneses, alemães e, com isso, judeus de diferentes partes do mundo”, explica Debi. “A explosão da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto também foram fatores que estimularam que essa população fosse para lá”, complementou.

-Malu Araújo