“Desalinhados”: A carreira musical de Bárbara Tinoco parece estar bem alinhada

Cultura do mês: Álbum de música

O mais recente trabalho da jovem cantora e compositora Bárbara Tinoco – “Desalinhados” – foi lançado no passado dia 29 de abril.


Sendo ainda apenas um EP, somos brindados com colaborações em quase todas as faixas. Nas seis novas canções podemos encontrar grandes nomes da música portuguesa como António Zambujo, Carolina Deslandes e Carlão, mas também artistas mais jovens, como Bárbara Bandeira, Tyoz e Diana Martinez. A maioria destes são também creditados como co-compositores das canções em que participam, o que torna esta obra perfeita para conhecer não só o som e as letras de Bárbara Tinoco, como também dos artistas convidados.

Tal como disse num concerto em 2020, o que atrai mais Bárbara numa canção são as letras, daí ser grande fã de hip-hop. Decidiu, então, gravar a sua própria versão da famosa canção “Devia Ir” da banda portuguesa Wet Bed Gang, passando o seu cover a chamar-se “Devia ir (Versão da Bárbara)”. É de relembrar que a própria já tinha realizado um cover da mesma canção em outubro de 2020 nos estúdios da Rádio Comercial, que já conta com quase 500 mil visualizações na plataforma YouTube.

Este EP é, na minha opinião, perfeito para quem ainda não se tinha apercebido do talento que a Bárbara Tinoco possui. Sendo compositora creditada em todas as canções, tendo até uma delas como self-written (“Gisela”, com António Zambujo), em que faz uma sátira à situação amorosa de uma rapariga chamada Gisela e aos seus desgostos amorosos. Este disco está cheio de canções que tanto nos fazem querer estar à beira-mar a beber um copo enquanto as ouvimos num sunset em pleno verão, ou então estando simplesmente a contemplar as luzes da cidade numa noite chuvosa durante uma viagem de carro com um sentimento mais nostálgico.

Capa de “Desalinhados” de Bárbara Tinoco.

É de relembrar que Bárbara Tinoco “ganhou” a sua rampa de lançamento perdendo nas provas cegas do talent show da RTP The Voice Portugal, em 2018. Após não virar nenhuma cadeira com a sua atuação de “Jolene”, a jovem cantou uma das suas canções originais – “Antes Dela Dizer Que Sim” – e apaixonou Portugal, visto que os comentários foram cheios de pedidos à produção para que houvesse uma repescagem. O original foi então, mais tarde, o seu primeiro single e já é disco de platina, em conjunto com o seu outro hit “Sei Lá”, lançado em dezembro de 2019. Agora, em 2021, tem já três concertos agendados em grandes salas de espetáculos do país: 13 de novembro no Coliseu de Lisboa e 20 de novembro no Coliseu do Porto. Algo também bastante certo é que, muito possivelmente, Bárbara Tinoco é um dos grandes nomes do futuro da música portuguesa.

-Pedro Cardoso