UBI promove programa de rastreio à Covid-19

A Universidade da Beira Interior continua com o programa de rastreio à Covid-19, que se iniciou com o regresso das aulas presenciais.

Um programa com testes gratuitos e voluntários para toda a comunidade académica, com o objetivo de criar maior segurança nas atividades letivas.


O rastreio provém do “Programa de testagem CVP – Ensino Superior”, organizado pela UBI e com o apoio do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

O programa de rastreio pode ser feito em cinco pontos de testagem, instalados em vários polos da universidade, nomeadamente na Faculdade de Ciências Socais e Humanas, na Faculdade de Ciências da Saúde, na Faculdade de Engenharia, na Faculdade de Artes e Letras e no Pavilhão Desportivo 1. Estes pontos funcionam de acordo com uma calendarização, em dias diferentes realiza-se num determinado polo, entre as 10h e as 16h.

Para a realização destes testes é necessário o preenchimento de um formulário, disponível online na página da UBI ou nos pontos de testagem e da apresentação do Cartão de Identificação.

A iniciativa decorre desde do dia 19 de abril e os estudantes que já realizaram os testes explicam que o fizeram para se sentirem mais seguros, salientando a importância desta testagem para a diminuição dos risco consequentes do dia a dia e das atividades letivas.

Ainda que os testes sejam voluntários, existem opiniões divergentes entre os alunos, alguns consideram que deveriam ser obrigatórios “para proteger os contactos mais próximos e de forma a deixar as pessoas mais seguras” como explica Hernâni Marquês, outros defendem que ainda que não seja obrigatório “é importante que as pessoas tenham em si a vontade de fazer o teste”, como referiu Inês Jacinto.O programa de rastreios continuará durante as duas primeiras semanas de maio.

-Inês Moreira