aBEIRAr começa a 8 de maio no Paul e desafia para passeio com literatura

A iniciativa aBEIRAr, que vai decorrer entre maio e outubro nos 15 municípios das Beiras e Serra da Estrela e que pretende levar os participantes a conhecerem obras literárias de autores locais, enquanto são guiados por experiências de ciência cidadã relacionadas com Água, Céu e Rocha, começa dia 8 no Paul.

Em destaque neste primeiro evento, cujo tema central é a Água, vai estar a obra de José Marmelo e Silva, autor natural do Paul, e um do ex-libris da freguesia, a sua ribeira.


Ao longo do evento serão lidos excertos obra literária enquanto se participa num passeio interpretativo, para observar os projetos promovidos pela ciência cidadã, no âmbito da monitorização da qualidade da água no Paul.

Para participar é necessário inscrição até ao dia 5 de maio para paulculturaldesportivo@gmail.com

A aBEIRAr é uma parceria de ciência cidadã que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

É uma iniciativa da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.

A organização local do evento está a cargo da associação Paul Cultural e Desportivo e Jorge Lopes. São convidados a participar Adelaide Henriques e Benjamim Luciano, sobrinhos de José Marmelo e Silva, Adufeiras da Casa do Povo do Paul, Iris Silva e Anabela Pereira, Projeto Rios, ASPEA, João Gonçalo Soutinho, VACALOURA.pt e Associação BioLiving.