CineEco regressa a 10 de maio com sessões de cinema online

O município de Seia promove entre os dias 10 e 16 de maio a 26ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com várias sessões de cinema online.

O programa oficial contempla a exibição de 23 longas e curtas metragens, sendo que nos 10 e 11 de maio serão exibidas online as curtas metragens nacionais e internacionais. Já os dias 12, 13, 14 e 15 de maio ficam reservados às longas metragens internacionais e nacionais, que serão antecedidas sempre de uma curta-metragem. No último dia, 16 maio, serão exibidas 4 curtas nacionais.


Durante a semana do Festival, as sessões irão decorrer no mesmo horário, às 21:30 horas, via plataforma CineEco e de forma gratuita. Assim, os interessados devem apenas enviar um email de confirmação para cineeco@cm-seia.pt e posteriormente serão enviadas as instruções para o acesso direto.

Segundo a nota de imprensa, “esta é considerada uma «megaoperação», daquele que é o único festival de cinema de ambiente em Portugal e um dos mais antigos no mundo, que na impossibilidade de realizar em sala a maior parte das suas extensões, procura desta forma, online, levar o cinema de temática socioambiental junto do público português”.

“De entre os parceiros que acolhem as extensões do CineEco destacam-se universidades, escolas secundárias, cineclubes, cineteatros e municípios, e diversas associações, festivais e outras instituições de todo o país”, frisa o documento.

O CineEco conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, do Departamento de Ambiente das Nações Unidas, da Agência Portuguesa de Ambiente, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do Turismo de Portugal, CIMBSE, Lipor, Águas de Portugal, entre outras entidades.