CMC avança com expropriação para requalificar edifícios no centro histórico

O edificado urbano degradado no centro histórico da cidade “preocupa” a Câmara da Covilhã, que decidiu “avançar com um processo de expropriação” para posterior requalificação, avança Vítor Pereira.

O autarca explica que na zona de Santa Maria, nomeadamente na zona da Casa das Morgadas, sede do PCP Covilhã, em frente à loja “A Tentadora”, por isso numa “zona nobre e distinta da Covilhã” existem e “ilhas de edifícios muito degradados”.


Sendo os imóveis particulares, e embora o município ali possua um dos prédios, “de nada vale requalifica-lo se não se fizer o mesmo com os restantes” refere o presidente, vincando que “são casas com muitos proprietários e herdeiros o que dificulta o contacto” e por isso a autarquia decidiu “avançar com um processo de expropriação”.

O objetivo é também “poder alargar a rua”, explica o presidente da Câmara, que, sem se comprometer com datas, refere que “ainda este ano” espera “ter notícias sobre esta matéria”.

As declarações do presidente da Câmara surgem na sequência da visita ao renovado Pátio dos Escuteiros que a Câmara Municipal promoveu a propósito das comemorações do 25 de Abril. Uma obra considerada “exemplar”.

A requalificação do Pátio dos Escuteiros, e da sua zona envolvente, representou 500 mil euros de investimento na reabilitação do edificado pertencente à autarquia, com áreas habitacionais e espaços comerciais, garantindo a manutenção da identidade do conjunto urbano.