CHUCB assinala Dia Mundial da Higiene das Mãos com campanha pedagógica

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala hoje o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a promover uma campanha de sensibilização e promoção de boas práticas, a adotar por todos os profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde.

Esta iniciativa, segundo a nota de imprensa, “visa alertar para as precauções básicas de prevenção e controlo da infeção hospitalar, que em primeira instância assentam na incontornável questão da higienização das mãos”.


Através da “Campanha Zero”, pretende-se ainda “chamar a atenção dos profissionais de saúde e outros colaboradores do hospital, para determinadas opções e atitudes a adotar, tais como não usar adornos (pulseiras, relógios de pulso, anéis, etc.), unhas pintadas e cabelos compridos soltos, durante a prestação de cuidados”.

Segundo o GCL-PPCIRA, citado no documento, no ano de 2020 o CHUCB registou uma taxa de adesão global à higienização das mãos superior à média nacional referindo que “as unidades de saúde – Covilhã e Fundão – registam uma taxa de adesão de 86,30%, ou seja, uma taxa superior face à média nacional, que se situou em 82,70%, sendo que o grupo profissional que revelou maior índice de adesão foi o de enfermagem”.

“Os valores alcançados foram mensurados tendo em consideração os 5 momentos instituídos para a higienização das mãos, designadamente antes do contacto com o doente, antes do procedimento asséptico, depois de risco de exposição a fluídos, depois de contacto com o doente e depois de contacto com o ambiente do doente”, refere a nota de imprensa.

Recordar que a monitorização da prática da higiene das mãos nas unidades de saúde teve início em 2009, após a adesão de Portugal à Campanha de Higiene das Mãos preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sob o mote “medidas simples – salvam vidas”.

No entanto, “já em 2008, o CHUCB era percursor nesta matéria, no seguimento de um projeto de investigação da enfermeira Ana Rita Rojão, que integrou o programa da OMS dedicado à prevenção e controlo de infeção hospitalar, e que permitiu implementar na instituição diversas estratégias de higienização das mãos, tornando este Centro Hospitalar, entidade pioneira na aplicação das guidelines da OMS”.