Mineiros da Panasqueira intensificam luta

O Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira entregou novo pré-aviso de greve dos trabalhadores das Minas da Panasqueira.

Segundo o sindicato, “face à ausência de respostas” da administração da empresa “os trabalhadores decidem intensificar a luta”.


O sindicato frisa que “até ao final do período de greve em curso, ou mesmo depois dele”, tem “total disponibilidade para logo que a administração entenda, reunir com propostas suficientes para resolver o conflito”.

Caso as negociações não sejam retomadas depois do período de greve que os trabalhadores estão a realizar e que se prolonga até 8 de maio os mineiros paralisam de novo entre 24 de maio e 12 de junho.

A greve terá lugar “em todos os locais de trabalho” e será de duas horas por dia, no início de cada turno. É também declarada greve a todo e qualquer trabalho suplementar no mesmo período.

O sindicato recorda que os trabalhadores reclamam “melhores salários, melhoria das condições de trabalho, exercício do direito à formação profissional certificada e a realização dos exames médicos periódicos”.

No próximo dia 5, pelas 15 horas, a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e o Coordenador da Fiequimetal, Rogério Silva, estarão nas Minas da Panasqueira a apoiar os trabalhadores numa greve que se iniciou a 26 de abril.