Rampa Serra da Estrela é a primeira do campeonato a ter público mas com regras apertadas

A Rampa Serra da Estrela, que se realiza a 29 e 30 de maio, é a primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha a ter público este ano, mas “com regras muito apertadas”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã o responsável pela organização da prova.

Nuno Loureiro, presidente do Clube Aventura do Minho, avança que após a reunião entre as várias entidades que decorreu esta quinta-feira e em que foi analisado o plano de contingência proposto, foi anunciado que a prova “pode ter público”, sustentando que foi tido em linha de conta “o profissionalismo do CAMI nesta organização, que deu confiança para o veredicto final”, afirmou o responsável.


As regras vão ser apertadas e “com fiscalização muito atenta”, vinca ainda Nuno Loureiro. O público terá que utilizar máscara e distanciamento social e não serão permitidos aglomerados sendo que a PSP e a GNR, nomeadamente o Grupo de Montanha irão fiscalizar. Regras que irão permitir uma prova “com relativa normalidade”, refere.

Também não serão permitidas barracas de venda ambulante na Serra da Estrela e apela-se desde já ao público para que siga todas as regras impostas. De resto, o próprio diretor da prova, afirma que “se forem detetados aglomerados a prova será interrompida de imediato”.

Em termos desportivos espera-se uma Rampa “excelente”, com novos campeonatos que a irão integrar, nomeadamente a Taça Benoli C1, vinca Nuno Loureiro, avançando que em termos de participantes “todos os protagonistas do Campeonato Nacional de Montanha estarão a competir, adivinhando-se uma excelente prova”.

Referir que o acesso ao parque de assistência será interdito ao público e será nesse local que irão decorrer a cerimónia de pódio e entrega de prémios, de forma restrita e apenas aos primeiros da geral e das categorias, sendo que os restantes prémios serão entregues mais tarde.