ILGA denuncia comentários homofóbicos a Adolfo Mesquita Nunes e Pedro Farromba

A associação de Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, ILGA Portugal, apresentou hoje queixa à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e à Comissão Nacional de Eleições “sobre o ataque de cariz homofóbico, machista, sexista e altamente discriminatório e ofensivo de que foram vítimas Adolfo Mesquita Nunes e Pedro Farromba”, candidatos do CDS-PP/PSD à Assembleia e Câmara Municipal da Covilhã, respetivamente.

A ILGA vinca que “em ano de eleições autárquicas e num período político que se define pela chegada da extrema-direita à Assembleia da República Portuguesa, importa que as instituições, autoridades competentes e figuras com poder e responsabilidade política no contexto nacional ajam e deixem bem claro que não vale tudo na ocupação do espaço político ou mediático”, nem que vale tudo “para a angariação de cliques e votos”.


“Mais que cores políticas, importa colocarmos linhas vermelhas sobre o que consideramos ser a seriedade política e a liberdade democrática, porque o discurso de ódio, seja de que forma for, não está a votos”, frisa ainda a ILGA.

Adolfo Mesquita Nunes, na página de Facebook criada para a candidatura à Assembleia Municipal, deixou uma mensagem onde afirma ter “quatro coisas” a dizer aos “corajosos anónimos” mais “sofisticados” que difundiram os insultos.

O atual vereador do CDS-PP na Câmara Municipal da Covilhã, frisou que responde aos comentários anónimos “com a frontalidade de dar a cara por quem sou e pelas minhas ideias, sem medos nem vergonhas. O debate político ficava a ganhar se dessem a cara também”.

No ponto dois, Adolfo Mesquita Nunes considera que a mensagem “mostra por que razão a Covilhã está politicamente como está” e questionou se “não preferiam discutir como captar emprego ou como ajudar os mais vulneráveis?”.

O vereador disse também a quem o ataca que acredita “na liberdade de qualquer pessoa lutar pelo seu projeto de vida na Covilhã”. “Se isso vos faz confusão, e se é essa a mensagem que querem passar, talvez não seja de surpreender que estejamos a perder população há demasiados anos”, sublinhou.

“Vou continuar a lutar por aquilo em que acredito. Acredito muito nesta candidatura e na liderança do Pedro Farromba. Sei que juntos podemos fazer melhor”, garantiu ainda Mesquita Nunes.

Recorde-se que Pedro Farromba e Adolfo Mesquita Nunes apresentaram a candidatura à Câmara e à Assembleia Municipal da Covilhã, respetivamente, no âmbito da coligação CDS-PP/PSD, a 25 de março.