CHUCB promove rastreio escolar no âmbito da escoliose do adolescente

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai iniciar, na segunda-feira, dia 31, na Escola Pêro da Covilhã, um programa intensivo de rastreio escolar no âmbito da escoliose do adolescente.

A iniciativa visa, segundo a nota de imprensa, “detetar precocemente, eventuais alterações/desvios da coluna, e ajudar a corrigir ou tratar esta patologia, que em fase grave ou avançada se caracteriza por deformidades estéticas significativas, complicações cardiopulmonares, neuromusculares e dor”.


“O programa que numa primeira fase abrangerá mais de 700 alunos do concelho da Covilhã, tem por referência a faixa etária dos 12 anos, por se tratar de uma idade em que o desenvolvimento músculo-esquelético do indivíduo sofre grandes alterações”, sendo que posteriormente será “alargado também às escolas dos concelhos do Fundão e Belmonte”.

A extensão deste programa a todos os municípios da Cova da Beira pretende “alertar e sensibilizar professores, pais e comunidade em geral, da área de influência direta do CHUCB, para este verdadeiro problema de saúde pública, que não sendo tratado atempadamente pode deixar marcas irreversíveis e sem tratamento específico, na vida adulta”, frisa o documento.

De acordo com a nota de imprensa, “todas as situações sinalizadas durante as várias ações de rastreio, as quais serão realizadas por um médico fisiatra e técnicos de fisioterapia do CHUCB, serão referenciadas para consulta da especialidade no hospital ou acompanhamento do médico de família, conforme a gravidade de cada caso”.

Alguns dos fatores de risco que potenciam o surgimento da escoliose no adolescente são o excesso de peso, défice de horas de sono, transporte inadequado do material escolar, ausência de atividade física, mobiliário desajustado às necessidades escolares e adoção de posturas incorretas durante as aulas, pelo que é fundamental avaliar e, em caso de necessidade, corrigir e tratar.

Esta iniciativa do CHUCB conta com a participação das Câmaras Municipais e Escolas dos três concelhos da Cova da Beira.