Fundão homenageia José Vieira Lopes Courinha, responsável pelo Regadio da Cova da Beira

O Município do Fundão vai homenagear amanhã, dia 31, o responsável pelo Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, José Vieira Lopes Courinha.

Estão agendadas, para amanhã, algumas iniciativas como “a inauguração da placa alusiva ao reconhecido mérito de José Vieira Lopes Courinha na tomada Zero, Barragem da Meimoa”, pelas 9:30h, “um Colóquio dos Regadios «José Lopes Courinha» – A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes”, pelas 11:00h, a “leitura de nota biográfica de José Vieira Lopes Courinha, pelo seu neto Rodrigo Almeida”, às 11:30h, e a exibição “do documentário da RTP «O regadio da Cova da Beira»”, às 12:00h.


José Vieira Lopes Courinha nasceu a 5 de fevereiro de 1939. Em 1974 “foi nomeado para dirigir o Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, na região do Fundão, tendo sido o seu empenho e dedicação vitais para a agricultura desta região. Entre 1974 e 2006 a sua vida foi dedicada às barragens da Cova da Beira, deixando a sua marca na região”, afirma ainda a nota de imprensa.